Aqui você encontra sugestões de Melhores Práticas para as atividades da cadeia econômica do turismo. Essas Melhores Práticas estão sendo desenvolvidas em municípios do Estado de São Paulo, no Brasil e no mundo. Tratam-se de iniciativas que fomentam as atividades e empreendimentos ligados ao turismo, visando à melhoria de espaços públicos e privados para a qualificação do potencial de destinos turísticos. Você tem alguma sugestão que gostaria de ver incluída aqui?

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INICIATIVAS

Os projetos do Centro Aberto têm papel de articular políticas públicas municipais voltadas para os espaços públicos. Neles convergem ações de diversos órgãos municipais, como o WiFi Livre Sp  e a renovação da iluminação pública, o incentivo  à presença de artistas de rua e comida de rua,  assim como a rede de bicicletas compartilhadas  e a instalação de paraciclos.

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Idealizada em dezembro de 2014, a Ciclofaixa  de Lazer está consolidada como uma importante  opção de lazer e esporte aos domingos e feria-  dos na capital, incentivando o hábito saudável  da prática esportiva. São 117 quilômetros de  faixas dedicadas para bicicletas, operados pela  empresa de transporte por aplicativo UBER.

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O Bike Sampa é o sistema de compartilhamento de bicicletas operacionalizado pela tembici. e  patrocinado pelo banco Itaú. Com ele, qualquer  pessoa que deseja se deslocar pelas ruas de São  Paulo, utilizando uma bicicleta, pode comprar  um plano, alugar uma bicicleta e devolvê-la em  uma estação próxima ao seu destino final.

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O projeto de reurbanização do Vale do Anhangabaú busca a construção de um conceito, que  permita transformar a região em uma área animada, segura e atraente, redefinindo os significados de uso e qualificando os espaços urbanos.

Um importante passo em direção ao direito à  cidade, princípio que norteia o desenvolvimento das políticas urbanas municipais em busca da  renovação das formas de uso destes importantes  espaços.

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Projeto piloto de padronização de operação para  o atendimento público de bares e restaurantes,  visando a garantir o distanciamento social em  seus respectivos salões, mediante a utilização de  logradouros públicos nas vias e perímetro espe-  cificados.

O parklet é uma extensão temporária da calçada e constitui uma intervenção física no sistema  viário, utilizando para isto uma área anteriormente ocupada por veículos estacionados. As  calçadas, espaços públicos mais abundantes no  contexto urbano, ganham uma poderosa amplitude em benefício dos pedestres e da qualidade  de vida urbana.

Fechamento da Avenida Paulista para os carros,  para que toda sua extensão seja de uso artístico,  cultural, político e social de lazer para pedestres.  Desde 2015, aos domingos das 9h ás 17h.

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Jardim de 5.335m de extensão ao longo da  praia de Santos, que conta com 38 monumentos,  entre estátuas, bustos, placas comemorativas e  conjuntos escultóricos, que relatam personagens  e páginas significativas da história da cidade, do  Brasil e do mundo. Possui uma rica flora, atraente  a diversas espécies de aves, e uma ciclovia em  toda sua extensão.

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O Projeto “Expresso Paranapiacaba” é o primeiro  roteiro turístico rodoviário regular para a Vila Ferroviária de Paranapiacaba, principal atrativo do  Município de Santo André.

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Os TULIPs são equipamentos públicos que funcionam em sinergia com a oferta de comércios e  atrações culturais e turísticas locais. Eles permitem que as pessoas aproveitem o clima agradável  de verão e outono para redescobrir sua cidade.

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Rua de Paralelepípedo, considerada um dos patrimônios históricos de Nova York (1996), por ser  o primeiro lugar da cidade a ser pavimento. Passagem exclusiva de pedestre, com diversas mesas para consumação nos restaurantes, principalmente entre os meses de maio e outubro.

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Zonas de segurança externas com mesas imóveis de três lugares que permitem que os países  abram restaurantes, cafés e bares. Mesmo que  apenas no modo restrito.